Palestrantes

AIRTON TOMAZZONI  – Bailarino, Coréografo, jornalista e diretor do Grupo Experimental de Dança da Cidade de Porto Alegre. Doutor em Educação pela UFRGS. Atuou como professor do Curso de Graduação em Dança da UERGS nos anos de 2003 a 2011. Dirige o Centro Municipal de Dança da Prefeitura de Porto Alegre e é curador do Festival Internacional Dança.COM – corpo, performance e tecnologia. Integra a equipe de pesquisadores da Base de Dados do projeto Rumos Dança, do Itaú Cultural. Produziu montagem premiadas como Os Predadores (1998), Prêmio de Incentivo às Artes Cênicas; Hitchcock Ri (1999), Prêmio Açorianos de Espetáculo, e Aos pedaços – versão lá em casa 2004), Prêmio Açorianos de Melhor Produção, montagem singular apresentada na sala do apartamento residencial do coreógrafo. Foi editor do jornal Palco & Plateia (1997-2001), do jornal Dançarte (1996-1998) e organizador do Anuário de Artes Cênicas de Porto Alegre, de 1997 a 2001.

ALCEU STREHER ESCOBARPossui graduação em Ciências Sociais Licenciatura pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985) e graduação em Ciências Sociais Bacharelado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984).Especialização em Criminologia pela PUC/RS, Desenvolvimento de Chefias pela FDRH , atualmente é professor assistente da Universidade Luterana do Brasil e Professor no Instituto Brasileiro de Gestão Pública, atuando principalmente nas seguintes disciplinas como professor nos cursos de Ciências Sociais, Pedagogia Gestão Pública, Direito e Serviço Social.

Dra. ALESSANDRA QUINES CRUZ – Defensora Publica Estadual há 8 anos, atualmente  Coordenadora Geral do Centro de Referência em Direitos Humanos da Defensoria Publica  do Estado e Dirigente do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Instituição. Coordenadora da área de educação para o  ensino jurídico no Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos. Integrante de diversas comissões   e grupos de trabalho na área de direitos humanos, tais como o grupo de trabalho da população em situação de rua do RS, frente parlamentar contra o racismo , homofobia e todas as formas de discriminação. Conselheira do PROTEGE , Especialista em Direitos Humanos dos vulneráveis pela Universidade do Chile. Especialista em Luta contra Corrupção,Transparência e Accountability pela Universidade do Chile, Especialista em Politicas Publicas para Indígenas e Afrodescendentes pela PUC-Peru , Mestranda em Direitos Humanos pela Uniritter.

ÁLVARO SANTI –  Mestre em Letras e Bacharel em Música pela UFRGS, é funcionário da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre (SMC), onde atualmente Coordena o Observatório da Cultura, após ter atuado junto ao FUNPROARTE  e à Coordenação de Música. Como autor, lançou em 2007 o poema dramático A aposta dos deuses (ed. Independente), seu quarto livro de poesia, sucedendo a Dança das Palavras (IEL, 1998), O primeiro anel (SMC, 1996) e Viagens de uma caneta por meus estados de espírito (UFRGS, 1992) – este o seu livro de estréia, que recebeu o Troféu Armindo Trevisan/Prêmio UFRGS de Literatura.

ANDRÉ MACHADO – Jornalista, por 17 anos trabalhou na Rádio Gaúcha. Dede 2006 comandou o principal programa de política na rádio tendo como marca o equilíbrio ao abordar a noticia .Com o reconhecimento de milhares de ouvintes ,conquistou os mais importantes prêmios do jornalismo gaúcho: duas vezes o prêmio ARI e cinco vezes o PRESS, tendo sido considerado O Jornalista do ano de 2012.Também trabalhou na TVCOM , foi Professor de Jornalismo na Unisinos e Funcionário da Caixa Econômica Federal.Atualmente atuando na Rádio,TV e Jornal do Grupo Bandeirantes.

ÃNGELA MARIA PEREIRA da SILVA -Graduada em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2004); Especialista em Gestão do Capital Humano pela Faculdades Porto-Alegrenses e Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Com experiência na área de Serviço Social, atuando na Prefeitura Municipal de São Leopoldo desde o ano de 2006; entre 2008 e  2012 na gestão e planejamento do trabalho no Centro Jacobina no atendimento e apoio à mulher, no enfrentamento à violência doméstica e familiar,em campanhas educativas de prevenção à violência e políticas públicas às mulheres. A partir de 2013 atua  na Secretaria Municipal de Saúde. Docente no Curso de Serviço Social na Ulbra ( Campus Canoas e Gravataí)  desde 2010 ,no período de outubro de 2012 até junho de 2013 foi Coordenadora Adjunta do Curso de Serviço Social EaD da Universidade Luterana do Brasil.

ANTÔNIO CARLOS HOHLFELDT ,  é formado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)  e doutorado em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Autor de treze livros de ficção infanto-juvenil, escreveu também quinze obras de ensaio e é ativo no mundo acadêmico. Foi professor nas universidades gaúchas Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Universidade lUterana do Beasil ,  e atualmente encontra-se vinculado a PUCRS. Ainda na área cultural foi assessor da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, assessor da Secretaria de Estado da Cultura, Desporto e Turismo do Rio Grande do Sul – tendo trabalhado na Secção da Rádio Canadá Internacional -, assessor de imprensa da Fundação Sinfônica de Porto Alegre e do Instituto Goethe Em 2007, foi eleito patrono da 53ª Feira do Livro de Porto Alegre Foi vereador na capital gaúcha por quase vinte anos e vice-governador do Rio Grande do Sul .

ARMANDO BURD – Colunista do jornal O Sul. Comentarista e apresentador de programa de entrevistas na Rádio Pampa. Nasceu em Porto Alegre e se formou na Faculdade de Direito da UFRGS. Professor Universitário,, Servidor Publico na Cientec. Foi repórter de Zero Hora e das sucursais do Jornal da Tarde e O Globo; sub-editor da Folha da Tarde; editor-chefe de Zero Hora e do Diário Catarinense; chefe de reportagem, editor e colunista de Política do Correio do Povo; comentarista de Política e apresentador de programa de entrevistas nas Rádios Guaíba e Bandeirante.

BERBACHA SOARES – Jovem líder político e ativista cultural

BRENO KETZER SAUL – Coordenador de Artes Cênicas da Secretaria de Cultura de Porto Alegre. Sob sua coordenação fazem parte  as casas de espetáculo: Teatro Renascença, Sala Alvaro Moreira e Teatro de Camara Tulio Piva. Alguns projetos da sua Coordenação estão o Prêmio Açorianos de Teatro e Prêmio Tibicuera de Teatro Infantil ,Prêmio Ivo Bender, Festival Teatro de Rua, Mostra de Teatro Infantil etc.

CARLA ALMEIDA – Socióloga e Presidente do GAPA-RS

CLAUDIA MACHADO – Doutoranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do RGS , com Mestrado em Educação pela PUCRS; Especialização em Direito com Ênfase na Temática da Criança e do Adolescente pela Fundação Escola SUPERIOR DO Ministério Público do RGS; Especialização em Supervisão Escolar pelas Faculdades Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras; Graduação em  Pedagogia pela FAPA e Bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do RGS; Professora da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre desde 1991.

DEJANE LANDELL MAYA  -  Formada  pela UFRGS, funcionária aposentada da Procergs  onde trabalhou por 32 anos. Atuou junto as Secretarias de Governo em projetos operacionais e de TI . Por 8 anos atuou diretamente em Gerenciamento e Execução de Projetos assim como também na coordenação de Eventos Governamentais . Com  vários cursos da área de Gestão , Atendimento , Liderança,  Treinamentos da Qualidade (PGQP) e PMBOK (Projetos) nos  últimos 5 anos em que trabalhou na Empresa esteve no setor de Metodologia, executando mapeamento e modelagem em melhorias de Processos de trabalho. Certificada em ITIL (referência em gerenciamento de processos de TI ) , foi a Gestora  responsável pela implantação do Gerenciamento de Mudanças na Empresa. Atualmente voltada a trabalhos de assessoria nas áreas de Gestão,Gestão de Conteúdo em mídias sociais, Projetos e TI atuando também junto ao Instituto Brasileiro da Pessoa voluntariamente  também em Projetos Sociais.

DEBORA STAUB CANO  -  Psicóloga , Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista Multidisciplinar em Saúde da Família pela  UFSC Professora de Graduação e Pós-graduação na Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT. Coordenadora da Assessoria de Qualidade de Vida do Servidor Municipal da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

DINAMÁRCIA MACIEL de OLIVEIRA – natural de Sant’Ana do Livramento/RS,filha adotiva de seus avós maternos, Assis e Aurélia, ele servidor público e ela costureira, os quais serviram como família substituta a outras seis crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social. Fez o 1º Grau em Escola pública , formou-se em Magistério, pela Escola Santa Teresa de Jesus. Com especialização em educação infantil iniciou seu trabalho nessa área, ingressou no Curso de Direito na URCAMP de Bagé, concluindo-o em 1997. No Campus de Sant’Ana do Livramento foi 1ª colocada de sua turma de formandos, recebeu assim  a bolsa integral de estudos da Escola Superior do Ministério Público, cursando em 1998, mesmo ano de sua aprovação, em 3º lugar, no concurso para ingresso na Carreira do Ministério Público. Exerceu  suas atribuições, como titular, entre outras, nas Promotorias de Justiça de Rosário do Sul, São Borja, Alegrete, Quaraí, Itaqui, Três Passos e São Luiz Gonzaga, onde atualmente é titular da Promotoria Especializada. É Especialista em Direito Processual Civil pela mesma Instituição de Ensino Superior de sua graduação, na qual é professora atualmente licenciada das cadeiras de Direito Penal I e II e Prática de Processo Penal I. Acredita na capacidade de mudança que existe em cada um e que o ódio e a indiferença devem ser repelidos com a força da inteligência que semeia o amor.

DIONES LUZ – Defensor da cultura indígena e artista gráfico

EDNEZER RODRIGUES FLORES – Graduado em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Ritter dos Reis de Porto Alegre / RS, 1989.Pós-Graduação em Gestão Hospitalar – IACHS/ Esp/ SES-RS –  Pós-Graduação em Gestão de Recursos Físicos e Tecnológicos em Saúde – Fiocruz / Ensp / GHC – Pós-Graduação em Administração Hospitalar – IAHCS/ PUC – Pós-Graduação em Arquitetura de Sistemas de Saúde – CENEC/ HCPA/MS – Curso de Orçamento e Programação de Custos na Indústria da Construção Civil – À Nível De Atualização, 1988. Curso de Formação Didático-Pedegógica sobre Metodologia do Ensino Superior, 1992. Treinamento das Normas para Projetos Físicos de Estabelecimentos Assistênciais de Saúde no Ministério da Saúde – 1995 e de Assistênciais na Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde – 2002; Curso de Extensão em Arquitetura e Engenharia Hospitalar Sul Saúde, Porto Alegre, 1997. Treinamento em Inspeção e Manutenção Predial pelo INBAPE/RS, 2013 Atuou como Técnico Servidor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde, na função de Arquiteto projetista, atuando na implantação de melhorias da rede de saúde do Estado do RS, no Serviço de Arquitetura e Engenharia e na Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, no Núcleo de Saneamento Ambiental; e, como Professor de Pós-Graduação em Arquitetura Hospitalar e do Sistema de Saúde, no Cenec/ Conesul/ Universidade Evangélica de Goiás .Profissional autônomo, atuando como Arquiteto e Consultor Hospitalar, tendo como atividades principais a elaboração de projetos de arquitetura, coordenação e consultoria técnica para a implantação de Estabelecimentos de Saúde, em diversos municípios do Estado do Rio Grande do Sul; Arquiteto-Diretor do Escritório Arqhos Arquitetura & Consultoria Ltda;  Arquiteto e Consultor em Planejamento e Elaboração de Projetos do Sistema de Saúde; Consultor em Auditoria Predial e Projetos de Prevenção de Incêndio; Assistente Técnico em Perícias Técnicas e Avaliações Prediais. Cnhecedor das sistemáticas de encaminhamentos técnicos e legais para aprovação de Projetos  junto a programas governamentais, que visam  atender as diversas áreas de políticas públicas.Consultoria em Planejamento de Empreendimentos na rede de saúde e em Planejamento e Gestão Hospitalar e Industrial; Treinamento e Capacitação em Metodologia de Projeto para Edificações Complexas e do Sistema de Saúde; Professor do Curso de Pós-Graduação em Hotelaria Hospitalar, no Instituto Porto-Alegrense, IPA Metodista em parceria com o Grupo Mãe de Deus;

EDUARDO OLIVEIRA -  Ex vice prefeito de Sant’Ana do Livramento e advogado,  Eduardo Oliveira (PSD) foi indicado para ser o titular da Secretaria de Modernização Administrativa e Recursos Humanos no governo Sartori. Com 38 anos e Natural de Sant’Ana do Livramento, Eduardo já foi vereador do Município por três mandatos e Secretário da Indústria e Comércio.

ERALDO FORTINI: Bacharel em Turismo pela PUC, Geografia pela UFRGS, trabalhou como agente de viagens por três anos, e como professor de Geografia para Ensino fundamental e médio. Deficiente visual, traz ampla bagagem sobre acessibilidade.

ERIKA HANSSEN MADALENO - Jornalista, nasceu em Porto Alegre e formou-se em 1980 na Faculdade dos Meios de Comunicação Social, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Em 1994, fundou a empresa Hanssen & Madaleno Ltda. que presta serviços de assessoria de Imprensa, edição de livros, jornais e revistas.

Atividades já exercidas - Entre outras atividades, foi repórter e redatora dos jornais Folha da Tarde, Correio do Povo e Zero Hora. Em ZH, escreveu mais de cinco mil reportagens e recebeu o Prêmio Esso Regional de Jornalismo de 1991. Atuou na Rádio Pampa como redatora. Assessorou as Prefeituras de Osório, Santo Antônio da Patrulha e São Francisco de Paula; o deputado estadual Manoel Maria; o vereador Reginaldo Pujol e o ministro da Agricultura, Marcus Vinicius Pratini de Moraes. Assessorou o vereador Humberto Ciulla Goulart durante sua gestão no Demhab. Assessorou a Empresa Estaleiros do Brasil (EBR) nos anos de 2013 a 2015. Assessorou diversas empresas, sindicatos, conselhos e profissionais liberais e fez assessoria para dezenas de eventos. É autora dos livros “Sindiquim 70 anos – Uma história de coragem e união”, “Um pouco de mim”; (crônicas) e “Jimo – 60 anos, uma história de amor e sucesso”. É conselheira do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul.

EVANDRO MOSCHEM – Advogado, sócio fundador da Moschem & Sparrenberger Advocacia e Consultoria Jurídica. Vereador eleito em 2012 para  Câmara Muncipal de Gramado, um dos articuladores da criação da Associação das Câmaras de Vereadores da Serra Gaúcha.

FÁBIO CUNHA – Ator e Secretário Geral do SATED/RS(Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões RS)

FABRÍCIO dos SANTOS REIS - Formado em Administração, pela UFRGS, Participou de cursos, seminários e palestras na área de Gestão e Recursos Humanos, entre eles: Programa de Capacitação de Recursos Humanos na Área de Planejamento e Gestão (Escola de Gestão Pública/EGP); Novo Modelo de Gestão Governamental (EGP); Reuniões da Qualidade (PGQP); Capacitação de Gestores (FGV).  Servidor Público Municipal, de Porto Alegre,  exercendo atualmente a função de Gerente de Programa Estratégico (Programa Segurança Integrada). Atua também  como educador da Escola de Gestão Pública, de Porto Alegre, em cursos de formação de servidores,  relacionados à Gestão Pública, Prática Administrativa e papel do Servidor na Administração Pública.

Dr. FERNANDO ANDRADE ALVES – Formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande  do Sul – PUCR em2005,  Assessor Jurídico do Ministério Publico em2008, Procurador do Estado do RGS em 2010 na Regional de Santana do Livramento.  Promotor de  Justiça do Estado do Rio Grande do Sul desde 2011, tendo atuado nas Promotorias de Justiça de Caçapava do Sul, Cacequi,São Borja,São Gabriel e atualmente em Tramandaí.Palestrante da área da Tutela dos Direitos Coletivos do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Publico.

GILBERT GISLER – É Vereador e Presidente do Legislativo de Santana do Livramento . Tradicionalista e conhecido como Xepa é e Patrão de CTG Sentinela do Planalto.

GLORIA CRYSTAL – Nascida em Bagé, aos 20 anos subiu aos palcos e iniciou uma trajetória de shows que mesclam música e teatro. Aos 32 anos  foi chamada para apresentar a Parada Gay de Porto Alegre , que é a terceira maior do país, e foi nesse momento, através do contato com outros homossexuais,  que passou a ser ativista do Movimento Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT) e não parou mais. Foi candidata a Deputada em 2010 tendo já uma votação expressiva, em 2012 foi candidata a vereadora por Porto Alegre e obteve a suplência. Em 2013 passa a ser  Secretária Adjunta da Livre Orientação Sexual (SALOS) no Município de Porto Alegre , a primeira secretaria específica para a população LGBT do País. Por ser travesti assumida há mais de três décadas , Gloria já viu muitas mudanças de comportamento, aceitação e direitos voltados aos homossexuais, hoje como Secretaria Adjunta ela diz que coloca em prática sua bandeira de 30 anos, ou seja, lutar para que os homossexuais sejam tratados com respeito e sem preconceito. 

JAMILE PEIXOTO –  Psicóloga (UNISINOS/2008), Especialista em Psicologia Organizacional (FADERGS/2012) e Mestra em Saúde Coletiva (UFRGS/2015). Pesquisadora no projeto de pesquisa coordenado pela Profa. Dra. Dagmar E. E. Meyer, intitulado Políticas públicas de inclusão social e transversalidade de gênero: ênfases, tensões e desafios atuais (2014-2018). Tem experiência em Saúde Pública, Análise Institucional, Treinamento e Desenvolvimento de Grupos. Atuou na rede municipal de serviços, quando participou de Estratégias de Saúde da Família, Centro de Atenção Psicossocial, Ambulatório de Saúde Mental, Programa de Saúde na Escola e Coordenação do Programa Primeira Infância Melhor – PIM, com supervisião de estagiárias universitárias; também participou de Projetos de Orientação Profissional e Sexualidade Infantil em Escolas Municipais e Estaduais. Realizou Mapeamento Diagnóstico para Consultoria Organizacional e possui experiência no monitoramento e avaliação de políticas públicas para a Primeira Infância, onde desenvolveu atividades de consultoria técnica para a Unesco na Secretaria Estadual da Saúde. Desenvolve capacitação de recursos humanos para Agentes Comunitárias de Saúde,Visitadoras do PIM e demais profissionais de saúde, além de realizar palestras para população com temas relacionados à Psicologia, Primeira Infância, Acolhimento, Qualidade de Vida e Trabalho em Equipe.

JOAQUIM LUCENA – Coordenador das Manifestações Populares da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre , diretamente ligado as ações do Evento Carnavalesco da cidade.

JOÃO CARLOS DA LUZ DIOGO -  Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais – Faculdade Ritter dos Reis – Canoas/RS, Curso de Formação de Investigador de Polícia – ACADEPOL/RS; Curso Superior de Polícia – Delegado de Polícia – ACADEPOL/RS; Curso Superior de Planejamento Estratégico – ACADEPOL/MG; Curso de Técnicas Policiais – Stage de Lute Contre Le Banditisme – Polícia Francesa; Curso de Controle e Resolução de Conflitos e Situações de Crise – Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça; Curso denominado Comércio Legal de Tráfico Ilícito de Armas de Fogo, suas Partes e Munições: Curso de Técnicas de Investigação de Treinamento para Treinadore – University for Peace; Curso Básico de Inteligência – Escola de Inteligência – Agência Brasileira de Inteligência. Atuou como Investigador de Polícia- Grupamento de Operações Especiais – GOE; Conselho Estadual de Trânsito/SSP;Delegacia de Delitos de Trânsito/DETRAN;Departamento Estadual de Telecomunicações – DETEL. Como Delegado de Polícia foi Titular da DP de Ijuí; Santo Antônio da Patrulha; da DP de Roubos de Veículos – DIFVR/DEIC; Titular da 2ª DP Roubos – Delegacia Anti-Seqüestro/DEIC; Diretor da Divisão de Crimes contra o Patrimônio/DICRIPA/DEIC; Diretor da Divisão de Crimes contra a Pessoa – Homicídios /DEIC; Coordenador Operacional da Polícia Civil no CIOSP – acumulou a função de negociador da Secretaria de Segurança Pública;  Diretor da 10ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (Canoas e  Vale dos Sinos);  Coordenador Operacional da Policia Civil no CIOSP; Diretor da Divisão de Investigações Especiais/DEIC; Titular das 14ª, 21ª e 22ª DPs de Porto Alegre/RS; Diretor do Departamento de Inteligência de Segurança Pública/SSP/RS; Diretor da Divisão de Assessoramento Especial/ DENARC; Como docente foi Professor do Curso Técnicas de Investigação Policial – ACADEPOL/PC; Professor do Curso Técnicas de Operações Policiais – ACADEPOL/PC; Professor do Curso Gerenciamento de Crises – ACADEPOL/PC;  Professor do Curso Mediação de Conflitos e Gerenciamento de Crise –FDRH/Rede Escola de Governo e Executado pela Universidade Feevale.

JOÃO LUIS ALMEIDA WEBER - Psicólogo, formado pela PUCRS e mestre em Psicologia Social pela mesma instituição, especialista em Políticas Públicas para a Igualdade na América Latina (CLACSO-Argentina), atuou como psicólogo voluntário do Centro Itálo-Brasileiro de Assistência e Instrução às Migrações.

JORGE ANDRÉ BRITES – Coordenador de Música da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. Músico, produtor, cineasta já dirigiu gravadoras e rádios.

JOSÉ FAGUNDES – Coordenador Estadual da Juventude. Em  1995 iniciou sua trajetória no Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR) e na Pastoral da Juventude (PJ). Cursou Licenciatura em Filosofia, na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) . Entre 2007 e 2010 foi conselheiro tutelar em São Leopoldo posteriormente atuou como  coordenador de Políticas para a Juventude do município de 2010 até 2012 .

JOVANIR MEDEIROS MIRANDA  – A vontade de criar e aprender sempre foram a força motor de sua vida. Cursou Eletrônica na Escola Téc. Parobé, Informática (SENAC), Fotografia (IUB) e outros. Durante  anos trabalhou em suas profissões principais: A Eletrônica e a Informática tendo prestado manutenção por vários anos para ONG Moradia e Cidadania da Caixa Econômica Federal nos projetos de Inclusão Digital. Atualmente, atuando como Fotógrafo, participa de exposições sendo um “criador” na arte fotográfica.

Dr. JÚLIO CÉSAR WULFF –  Formado em Administração (1979) e Psicologia (2001) na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Pós graduado em Administração e Planejamento de Docentes pela ULBRA em 1986. Responsável Terapêutico em Fazendas de Recuperação de Dependentes Químicos (POR 12 ANOS). Atualmente é o coordenador terapêutico da Comunidade Evangélica Desafio Jovem Luz no Vale de Campo Bom/RS e da Comunidade Terapêutica Ferrabraz de Sapiranga/RS. Psicólogo do Abrigo Bom Samaritano de Campo Bom /RS. Autor do Livro “Depressão e Dependência Química, Armadilhas que levam ao Uso do Crack. Já atendeu aproximadamente 3 mil dependentes químicos em Comunidades Terapêuticas.

KEVIN KRIEGER – Vereador e ex-Presidente da FASC. No comando da FASC de 2009 a janeiro de 2012  foi responsável por conduzir a implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Porto Alegre, além de comandar as etapas do processo de reordenamento institucional e de toda rede sócio assistencial, necessárias para adequação e execução dos serviços, projetos e programas sob gestão da FASC, conforme as orientações do órgão de competência, o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). 

LEOVERAL GOLZER SOARES – Bacharel em Serviço Social, pela da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – Uniderp Interativa.Presidente da União dos Estudantes de Santo Ângelo – UESA. Vice-presidente da União Gaúcha de Estudantes – UGES esteve a frente de lutas, pela valorização da educação pública e gratuita, iniciando pelo principal pressuposto que é o da melhoria dos salários dos professores. Outra bandeira que esteve a frente foi à criação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, sendo uma das primeiras entidades (UESA), a se mobilizarem nesta defesa no Estado. Foi Secretário Municipal de Cultura de Santo Ângelo. Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Membro do Conselho Municipal do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural de Santo Ângelo – COMPAHC. Presidente do Festival Canto Missioneiro da Música Nativa e Coordenador da Feira do Livro de Santo Ângelo. Atual Diretor de Cidadania da Secretaria de Cultura do RGS , tendo assumido em janeiro de 2015.

LISIANE COSTA DOS SANTOS – Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS (1999). Pós-graduada em psicopedagogia Institucional e Especialista em Gestão Social e Projetos Sociais e Culturais pela UFRGS. Atualmente Assistente Social da União Brasileira de Educação e Assistência/UBEA, sendo Técnica responsável pelo eixo Assistência Social na PUCRS, tendo vasta experiência na área da Gestão com ênfase em Políticas Publicas na área de assistência social, saúde e educacional.

LUCIANO MEDINA – Coordenador de Imprensa e Comunicação junto a Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre

LUIZ ANTÔNIO CUSTÓDIO – Arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS. Especialista em Preservação de Monumentos e Sítios Históricos. Doutorando da Universidade Pablo de Olavide – Sevilha. Diretor Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional (Iphan) no Rio Grande do Sul entre 1987 e 1996 e Diretor Nacional de Promoção do IPHAN, Brasília (1996-1998). Representante do Ministério da Cultura na Comissão Técnica do Patrimônio do Mercosul (1996-2000). Professor Titular de Projeto Urbano, Teoria do Urbanismo e Técnicas Retrospectivas da Faculdade de Arquitetura do Centro Universitário Ritter dos Reis. Presidente do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus – ICOM (2000 – 2006). Vice-Presidente da Aliança Regional do ICOM para América Latina e Caribe – ICOM-LAC (2007-2010). Atualmente é Coordenador do Memória Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.

MARCELO RESTORI – Ator, diretor e dramaturgo. Em 1987, assume a função de assistente do diretor teatral Julio Conte, no grupo Pé de Palco, voltado para o teatro de rua. Quatro anos depois cria seu próprio grupo, o “Falos & Stercus” , onde acumula o trabalho de diretor e dramaturgo. Interessado em cinema, forma-se, em 2006, no curso de Cinema da PUC do Rio Grande do Sul. Depois de fazer parte da diretoria do Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Diversões do Rio Grande do Sul (Sated/RS), em janeiro de 2011, assume a direção do Instituto Estadual de Artes Cênicas (LACEN).

MARCELO SILVEIRA DE ALMEIDA – Graduado em Ciências Jurídicas e SociaIs pela ULBRA, Especialização em Direito da Família (ULBRA) e Especialista em Direto do Consumidor e Direitos Fundamentais pela UFRGS. Cursos de Extensão em Direito Administrativo e Direito Constitucional. Já exerceu funções na assessoria à Municípios da Secretaria da Educação do Estado do RS. Atualmente palestrante e Presidente do Instituto Brasileiro de Direito do Consumidor – IBDCON e Advogado Titular da Marcelo Silveira de Almeida Advogados Associados. Advogado na área civil, membro da Comissão Especial de Defesa do Consumidor da OAB/RS. Professor , palestrante e autor de Artigos Jurídicos. Suas  áreas de pesquisa são os direitos fundamentais, improbidade administrativa e direito civil, em especial a responsabilidade civil. Tendo participado da Conferência Improbidade Administrativa, soluções, problemas e necessidades em  2008; do I e II Fórum Internacional de Direito da Ulbra,  Atualmente participa do Programa Informação da Ulbra TV,  do Programa Imprensa Livre da Radio Metrópole, participante do Programa de TV Tudo em Casa, da Ulbra TV, sendo também colaborador do Correio do Povo. Espaço Jurídico. Escreve artigos e é Colunista do jornal A Folha Regional – Cidade de São Borja e região.

MÁRCIO PINHEIRO Coordenador do Livro e Literatura na Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. Jornalista, editor literário, produtor cultural. Com formação pela PUC/RS, atuou na  Zero Hora, Revista Aventuras na História, Jornal da Tarde, Estação Elétrica, Revista Florence.

MARCO AURÉLIO ALVES –  Desde 2013 é gestor do Instituto Brasileiro da Pessoa e estudante de psicologia. Iniciou sua vida profissional, nos anos 80 como Produtor Cultural e, em seguida, uniu a essa atividade as funções ator, diretor e professor de artes cênicas tendo estudado e lecionado na Escuela Teatro Imagem do Chile. Depois da incursão na vida cultural, ampliou o leque de atuação especializando-se em gestão de Cidades, tendo frequentando curso de especialização em elaboração de projetos e captação de recursos oferecido pela Unesco.  Apaixonado pelo trabalho realizado nos pequenos municípios, de 1993 a 1996 foi Secretário Municipal de Cultura, Desporto e Turismo em Santo Antônio da Patrulha; de 1997 a 2000 exerceu a função de Secretário Municipal de Planejamento, em Tramandaí tendo acumulado, no último ano, a função de Secretário Municipal de Cultura e Turismo; No ano seguinte, 2001 assumiu como Secretário Municipal de Planejamento de Santo Antonio da Patrulha permanecendo até 2006, tendo retornado ao mesmo município, de 2011 à 2012 quando foi Secretário Municipal de Desenvolvimento Social cargo que, em 2013, exerceu no município de Três Passos. Além disso, de 2001 a 2004 presidiu a Fundação Museu Antropológico Caldas Junior. Foi assessor parlamentar na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul (de 2007 a 2010) – período em que exerceu as atividades de palestrante sobre AIDS e Dependência Química sendo o Secretário da Frente Parlamentar de Combate a AIDS do Rio Grande do Sul. Marco Aurélio tem escrito alguns artigos sobre direitos humanos, participado de Festivais de teatro na qualidade de jurado, ministrado palestras e cursos sobre humanização no atendimento, captação de recursos, elaboração de projetos, organização de eventos e sobre outros temas relativos aos direitos humanos.

MARCOS MELLO –  Coordenador de Cinema, Vídeo e Foto

MARCOS VINÍCIOS DE ALMEIDA SAUL - Mestre em História pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e já lecionou no ensino fundamental e médio das redes pública e particular do RS. Trabalhou como professor universitário no campus de Santo Ângelo da URI (Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões) e também na UFSC (Campus de Florianópolis), onde se aposentou.

MARIA HELENA SARTORIDeputada estadual, eleita em 2010, formada em filosofia pela Universidade de Caxias do Sul e graduada em História da América Latina. Foi Primeira Dama do município de Caxias do Sul, atualmente é presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa. Coordenou trabalhos importantes como a Subcomissão do Ensino Superior, que sugeriu alternativas para a ampliação de vagas nas universidades, e a Comissão Especial de Políticas Públicas para a Juventude. Desenvolveu diversos projetos enquanto primeira dama de Caxias , como o programa de combate ao câncer de mama (VIGIMAMA) que  salvou dezenas de mulheres; o Banco de Alimentos e as Cozinhas Comunitárias, a Educação Infantil, o Banco do Vestuário e também  Programa Bebê tem Hora Certa, de redução da gravidez na adolescência. Tem como foco de mandato como deputada a  defesa da igualdade de oportunidades; a ampliação das políticas de inclusão social e de prevenção na área da saúde e a busca de investimentos na infraestrutura dos municípios da serra gaúcha.De 2010 a 2014 Deputada Estadual com ação voltada a defesa das questões sociais e humanitárias. Em 2015, com a eleição de seu marido José Ivo Sartori para Governador do Estado, assume as funções e atividades de Primeira Dama do Rio Grande do Sul. Maria Helena Sartori atua também, desde 2015, como Secretária de Políticas Sociais do RGS.

MÁRNEI CONSUL Formado em Letras pela UNISINOS, com Especialização em Educação em Direitos Humanos pela FURG,  Educação para Diversidade pela UFRGS e atualmente cursando Educação Ambiental pela FURG. Regência de classe em ensino fundamental,médio e qualificação profissional em diversas escolas de Santo Antonio da Patrulha, de onde é natural. Tendo publicado “Os discursos direto e indireto à luz da enunciação’, artigo científico publicado na revista ‘Ao Pé da Letra’, da Universidade Federal de Pernambuco .Foi editor da Folha Patrulhense , principal jornal da cidade. Autor de diversas obras publicadas tais como: “Graças e Desgraças” ; “Do começo”, livros de contos ; “É Uó!’”, livro com crônicas cômicas ; “Simples intrínseco”, livro de poemas; “Educação: um olhar de professor”, livro com artigos de opinião; “Vivências escolares de homossexuais: práticas de exclusão e preconceito”, livro feito a partir da especialização Educação em Direitos Humanos e “‘Homossexualidade na escola: opção ou orientação no entendimento docente”.

MARIA BERENICE DIAS – Atividades atuais: Advogada especializada em Direito Homoafetivo, Direito das Famílias e Sucessões; Vice-Presidente Nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família; Presidenta da Comissão Especial da Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB; Lidera um movimento nacional para criação de Comissões da Diversidade Sexual ligadas à OAB e que estão sendo criadas em todo Brasil; É membro da Comissão Especial da Diversidade Sexual da OAB/RS; Conselheira Consultiva do Instituto Proteger; Participa do Conselho Curador da Fundação Pró-HPS; Presidente de Honra do Jus Mulher; Integrante da Comissão Científica dos Congressos Brasileiros de Direito de Família, promovidos pelo IBDFAM; Integrante da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Direito de Família, publicação da Editora Magister e IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito de Família; Integrante da Comissão Editorial da Revista Lex Familiae – Revista Portuguesa de Direito da Família, de Portugal; Integrante da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República; Integrante da Comissão Editorial da Revista Gênero & Direito; Integrante do  Conselho Editorial da primeira Revista Jurídica   da Defensoria Pública do Estado do Tocantins – CEJUR. Mais detalhes AQUI.

MATEUS GONÇALVES DE CASTRO – Assessor da Secretaria da Saúde do RS e vice-presidente do Conselho Estadual de Juventude do RS. No Fórum Social Temático, realizado em jan/2014, foi o responsável pelo Acampamento da Juventude, no Parque Harmonia , e atua diretamente .

ODETE MIGLIAVACA PACHECO – Professora; ex-diretora de escola; especialista em Literatura Brasileira; Conselheira Tutelar por quatro gestões, em Gravataí/RS; atual membro do CMDCA (Gravataí); representante da região sul no Fórum Colegiado Nacional de Conselhos Tutelares.

PATRÍCIA BERG –  Fundo de apoio às Artes/FUNPROARTE

PLINIO MÓSCA - Cursou Direção Teatral com Marcel Marechal no Théâtre National de Marseille, La Criée;  Bacharelado de Artes Cênicas da Fundação Brasileira de Teatro – Teatro Dulcina;  Administração Teatral no Bristish Council em Londres na Inglaterra;  Gerenciamento e Produção Teatral em Madri, Espanha;  Curso Superior de Tecnólogo em Produção Cênica da Faculdade Monteiro Lobato em Porto Alegre- RS e atualmente é aluno  do Mestrado de Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle em Canoas-RS (Unilasalle). Recebeu o titulo de Cavaleiro das Artes e das Letras da República Francesa, foi Presidente da Academia de Letras e Música do Brasil, Comendador do Mérito Cultural do DF, Ex Presidente do Conselho de Cultura de Brasilia, Primeiro Diretor da Seção Brasília da Anistia Internacional,  Secretário do Fórum Nacional dos Presidentes de Conselhos Estaduais de Cultura,  Ex Diretor da Associação Cultural Brasil – Chile, Curador do Encontro de Teatro Popular Latino Americano (ENTEPOLA-BRASIL-COLATINA-ES) na cidade de Colatina no Espírito Santo. Ministrou oficinas e cursos na  Universidade Católica de Brasília,  Faculdade de Artes da Fundação Brasileira de Teatro, SESI de Taguatinga, Lycée François Mitterrand, Centro Cultural Brasil Espanha, Projeto Arte Por Toda Parte,  Embaixada da Suíça, Cultura Inglesa de Brasília,Centro Educacional nº 06 de Taguatinga Norte, DF patrocinado pela Embaixada da França, Instituto Goethe Zentrum de Brasília e Caixa Econômica Federal, no Centro Educacional nº 06 de Ceilândia Sul, DF, Oficina patrocinada pela Embaixada da Noruega, no Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul,Aliança Francesa de Brasília, ministrada em francês, Faculdade de Enfermagem da UFRGS, FASE de Porto Alegre através das instituições Parceiros Voluntários e Amar a Vida; Oficina de Teatro no CTG Laço da Amizade em Gravataí e integrou o corpo de jurados em dezenas de Festivais, em vários países.

LELEI TEIXEIRA  (Olinda Marlei Lopes Teixeira) - Sou jornalista e já trabalhei em diversas empresas de comunicação de Porto Alegre (RS), como Zero Hora, TV Guaíba, Rede Pampa (rádio e TV), Correio do Povo e TVE, com rápida passagem pela assessoria de imprensa do Grupo Habitasul. Fui sócia da empresa de comunicação Pauta Assessoria, por 20 anos, onde fiz tudo o que se relaciona com divulgação, produção e redação. Editei publicações para o Moinhos Shopping, Docile, Festival de Quilt e Patchwork de Gramado e coordenei a assessoria a imprensa de várias edições do Festival de Cinema de Gramado e da Feira do Livro de Porto Alegre. Escrevo e reviso artigos e ensaios, reviso e faço acompanhamento editorial de livros. Revisei e assinei a apresentação do livro O humor abre corações e bolsos (2003); coordenei a produção de entrevistas, textos e edição do livro Entre pedras e pássaros – 50 anos de histórias do Yázigi Porto Alegre (2008), com a editora Vanessa Balula; editei entrevista para o livro O Sentido na Linguagem – Uma homenagem à professora Leci Borges Barbisan (2012), com a jornalista Luana Alves e fiz a leitura crítica, revisão e acompanhamento editorial de Quando a empresa se torna azul – o poder das grandes ideias, livro de Fabio Freitas Jacques (Editora Alcance, 2015), em parceria com o jornalista José Walter de Castro Alves. Integro a equipe da Gira Produção e Conteúdo, que reúne profissionais para criação, revisão e finalização de textos, produção, conteúdo para redes sociais, assessoria e planejamento de comunicação. Entre os trabalhos que fizemos destaco a assessoria de imprensa para a 5ª edição do Projeto URBE – Intermitências Urbanas: Processo Criativo e Ativismo Urbano (2014); revisão e divulgação dos livros infantis Quintalzinho, de Penélope Martins e A história mais triste do mundo, do psicanalista e escritor Mário Corso (Bolacha Maria Editora, 2014); pré-estreia do filme O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, na capital gaúcha, em parceria com a Fatto Comunicação (2014); lançamento do livro O Zé-Ninguém, de Allan Dias Castro, em Porto Alegre (2014) e divulgação para o músico Silvio Marques, que criou a trilha sonora para a série Animal, GNT (2014). Divulgação da peça teatral Vestida de Mar, de Brasília, em apresentação em Porto Alegre e Caxias do Sul (2015); lançamento do livro Vitor Ramil – Nascer leva tempo, do professor e escritor Luís Rubira (2015); divulgação dos 50 anos de Trajetórias do Cinema Moderno, do crítico de cinema, filósofo, economista e psicanalista Enéas de Souza, livro lançado em 1965 e considerado um marco do pensamento crítico brasileiro (2015); os 20 anos da livraria Bamboletras (2015); lançamento de Machu Picchu – A visão arquitetônica decifra o mistério, do arquiteto Manoel Joaquim Tostes (2015) e lançamento de se alguém o pano, livro de poemas de Eliane Marques (2015). Assessoria de imprensa para o lançamento do projeto Espia Só, livro e song book sobre a trajetória musical do maestro e compositor gaúcho Octávio Dutra (2016); divulgação do bistrô Dona Quitanda; assessoria de imprensa para a cantora Flora Almeida (CD Com que Roupa – Flora Almeida canta Noel Rosa e shows de lançamento, 2015/2016); assessoria de imprensa para a escola de fotografia Câmera Viajante. Desde abril de 2016, assino, no portal de notícias Sul21, o blog Isso não é comum, que tem a proposta de pensar coletivamente questões relacionadas ao cotidiano de pessoas que têm uma diferença que exclui e provoca o preconceito. No blog compartilho reflexões, experiências, sonhos, dores e delícias de uma realidade que sempre me inquietou.

REGINA BECKER FORTUNATI – Formada em Comunicação Social e acadêmica de Direito. Gerenciou a área de Comunicação Social no Sistema Petrobras na Bahia, na Petroquímica Triunfo e na Copesul. Especializada em Preservação e Conservação do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pela Fundação de Arte de Ouro Preto, em Minas Gerais, Regina coordenou as obras do antigo Parlamento do Rio Grande do Sul. Defensora incondicional do Bem-estar Animal fez parte da criação da Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA), em julho de 2011. Atuou como voluntária da Pasta e no Projeto Bicho Amigo, que visa o controle reprodutivo de animais e educação para guarda responsável e saúde ambiental, e em palestras ministradas nas escolas da rede municipal de ensino. Como secretária, apresentou o trabalho desenvolvido e os resultados obtidos em audiências públicas, seminários e outros eventos realizados fora da Capital gaúcha e também fora do estado, como Brasília, Curitiba, Jundiaí, Recife e Rio de Janeiro. Atualmente integra a Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos Animais e também a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais na Assembleia Legislativa do RGS. Em 1º/10/2013 foi convidada a integrar a Comissão de Saúde Urbana da CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos), visando constituir um grupo dedicado exclusivamente à questão animal. Foi eleita Deputada Estadual do RGS para o exercício 2015/2018.

RICARDO CESAR CORREA PIRES DORNELLES - Advogado, Mediador desde 2001 e Consultor em  Mediação e Justiça Restaurativa. Mestrando em Comunicação pela PUCRS. Pós-Graduado em Direito Empresarial  pela PUCRS, em Gestão Pública pela UFRGS, em Educação Biocêntrica pela UNISC. Presidente da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS. Coordenador Geral e Supervisor do Estágio na  Casa de Mediação OAB/RS.  Membro do Grupo Avançado de Estudos sobre Mediação Institucional – GAMEI. Gestor da Câmara de Mediação e Conciliação da FEDERASUL. Mediador e Instrutor nos projetos de Mediação Judicial pelo TJRS. Capacitador no Projeto de Mediação Comunitária pela AJURIS/TJRS/MJ, Professor Universitário em diversos Programas de Pós-graduação no país. Membro do Colégio de Presidentes de Mediação e Arbitragem do Conselho Federal da OAB. Palestrante  em seminários nacionais e internacionais.  Consultor em Instituições Públicas e Privadas. Coautor do Manual de Mediação para Advogados publicado pelo MJ/CFOAB; Coautor sobre Mediação no Novo Código de Processo Civil Anotado

ROCHELE SCOTT –  Formada em Direito pela PUCRS  e Pós Graduada MBA  em Gestão de Pessoas pelo IPA Metodista. Atualmente atua como Coordenadora de Gestão de Convênios da Fundação de Assistência Social e Cidadania – FASC.  A referida Coordenação é responsável pela Gestão de 460 convênios com OSCs , passando pela implementação, acompanhamento e prestação de contas.

SANDRO TRESCATO BERGE  –  Doutor em Administração  e  mestre em Administração com ênfase em Administração Pública pelo PPGA/UFRGS. Bacharel em Administração pela FAPA e Bacharel em Ciências Econômicas pela UFRGS. Professor da Universidade de Caxias (UCS), DOCENTE CONVIDADO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA Escola NACIONAL DE Administração Pública – ENAP , da Fundação do Ministério Público- FMP e da Universidade Federal do RGS.  , Professor do Programa de pós-graduação em Direito Ambiental  da Universidade de Caxias do Sul na área de politicas públicas , auditor publico externo do Tribunal de Contas do Estado RGS e Diretor da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena do Tribunal de contas do Estado do RGS.

SÉRGIO A. OLDENBURG Fº – Técnico em Turismo, há anos trabalha como fotógrafo, sendo que atualmente atua mais na produção de audiovisuais (Olden Audiovisuais) e é sócio do Inst. Bras. da Pessoa. Ministra cursos de informática e uso de celulares para terceira idade (em grupo e individual). 

SHIRLEI de HANN CURTINAZ – Atualmente trabalha na Associação e Assist. Social Santa Teresa de Jesus – ASTJ, como Coorden. Socioeducativa; Assistente Social pela Pontifícia Universidade Católica do RS; Especialização em Gestão e Planejamento no Terceiro Setor; Membro do Núcleo de Estudos em Justiça Restaurativa da Escola Superior da Magistratura/AJURIS; Docente dos Cursos de Iniciação em Justiça Restaurativa e de Coordenadores de Práticas Restaurativas pela Escola Superior da Magistratura/AJURIS/RS.

VINICIUS CÁURIO –Estudou Artes Cênicas na UFRGS,  Líder sindical e Secretário adjunto da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre.

VITOR HUGO – Atualmente é Secretário de Cultura do Estado do Rs . Cantor nativista,  Graduado em Jornalismo, Victor Hugo já atuou como radialista e diretor da Rádio FM Cultura, professor universitário , fundador e presidente da Cooperativa dos Músicos de Porto Alegre (Coompor) e ex-presidente da Associação de Compositores, Intérpretes e Músicos Nativistas (ACIMN). Foi Secretário de Cultura do RGS também em 2006 entre outros cargos públicos.

WALESKA VASCONCELLOS – Secretária adjunta da Mulher da Prefeitura de Porto Alegre, esta a frente de diversas ações voltadas para a mulher, tais como Centro de Referência e Atendimento à Mulher /CRAM(criado em 2012),além do acolhimento, o Centro  de Referência também coloca à disposição de interessados a possibilidade de realizar palestras diretamente nas comunidades.

ZHÉLIDE QUEVEDO HUNTER –  Nascida no Uruguai, tendo se formado em Francês e Espanhol no seu pais de nascimento Naturalizada Brasileira, atuou como  Professora e Coordenadora de ensino em idiomas  na rede estadual. Cursou Pós graduação em Ensino de Adultos.  Aos 40 anos iniciou seus estudos em Psicologia na PUC e especializando-se  em gerontologia e sexualidade humana. Fez especialização  em Logoterapia. Sua longa carreira no voluntariado inclui: a coordenação do 1º Núcleo de Logoterapia do Rio Grande do Sul;  Presidente do Clube Maior Idade Parobé, por 8 anos, secretaria da sociedade de Gerontologia/RS; por 3 anos foi Diretora financeira do Conselho Estadual do Idoso; atuou no asilo Span e foi Conselheira Municipal eleita por 4 anos, representando todas as  entidades asilares de Porto Alegre, no  Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre. De 2005 a 2009 foi Coordenadora da Política do Idoso, da Prefeitura de Porto Alegre. Criadora do mês do idoso. Além de ter implantado um amplo conjunto de politicas públicas para o idoso, desenvolveu palestras e capacitação, sobre “envelhecimento vulnerável e prevenção da violência” dentro do Programa de Grupos Vulneráveis, organizado pela Secretaria de Segurança Pública Estadual. Foi consultora da UNESCO no Programa de Prevenção da Violência  nos municípios de Santa Maria, Venâncio Aires, Charqueadas, Santa Cruz do Sul e Candelária. Atua em cursos e participa de  Congressos mundiais e nacionais,dando palestras  na área de terapia  familiar, motivação existencial, sexualidade humana e orientação para a prevenção da violência, suicídio e abuso sexual e familiar, em especial, contra idosos. Dá assessoria nas áreas de “Políticas Públicas e envelhecimento saudável”, cursos de capacitação  no atendimento a terceira idade e formação do agentes de saúde, criação e formatação de projetos, motivação, saúde do idoso (prevenção) e sexualidade humana (prevenção de AIDS,  sexo seguro, educação sexual, políticas públicas) ,depressão da 3ª. Idade, preparação para aposentadoria e grupos de convivência e lazer de idosos. Especialista na orientação de criação do  fundo municipal do Idoso e Captação de Recursos do I.R. para subsidiar  os projetos.